Mundo do Orkut

terça-feira, 27 de julho de 2010

O maior técnico do mundo


Recesso eu não sei dizer se foi, acho que deveriamos ter um mês sem futebol. Encarar um campeonato brasileiro logo de cara é brabo: final da copa do Brasil e jogos importantes da libertadores e por ai vai. Quem sabe está na hora do calendário brasileiro seguir o calendário mundial ou europeu?

Estamos aqui para falar de técnico e não será o da seleção brasileira de futebol. Chegou o momento de reverenciar o maior de todos os treinadores mundiais que atende pelo nome de Bernadinho. Queria entender qual a mágia que existe nesse ser tão dedicado e iluminado. Que ninguém gosta de perder isso é um fato, porém o Bernadinho gosta de ganhar e gosta de ganhar tudo é assim que ele trilha seu caminho de sucesso e leva a seleção brasileira de voleyball ao topo.

Acompanho o volei pelo menos há 20 anos, estou velho sei, porém nunca vi uma seleção tão aplicada, tão talentosa, tão inteligente, parabéns a CBV que muito diferente da CBF tem projetos, tem base, tem trabalho e gerência.

E a CBF contratou o Mano, das opções ele era o último da lista, isso significa uma má escolha porém posso me enganar. Mano é um bom treinador, nada mais que isso. Sua convocação segue a linha dos treinadores coorporativos, sempre acham um ou outro jogador de confiança. Como tem muita água para passar debaixo dessa ponte, vamos torcer

Abraço
Preguiça

terça-feira, 13 de julho de 2010

Para o bem do futebol !!!







Para o bem do futebol a Espanha venceu a Holanda. Para o bem do futebol Iniesta estava em campo, para o bem do futebol temos um Vicente Del bosque campeão em campo, em cordialidade e educação. Grande técnico espanhol.

O time truculento de laranja não terminou com os 11 jogadores em campo e poderia terminar até com 9 por ter optado pela violência e a intimidação. Isso não é futebol, futebol é o que a Espanha joga, mesmo vencendo todas as partidas do mata-mata por 1x0 . A fúria joga bola.

Para o bem do Futebol Forlan foi eleito o melhor da copa. Merecida escolha.

Para o bem do futebol Mandela apareceu.

Para a tristeza moluscolar Paul o polvo não fará mais previsões em copas. Segundo biologos ele está com os dias contados, virou pop star com os seus palpites certeiros. Bem melhor que os meus.

Para o bem do futebol o Sidinho na copa continua.

Sempre agradecendo aos amigos, em especial a Paula que teve grande paciência e muita colaboração para que esse blog viesse a existir.

Abraços
Sidney

sábado, 10 de julho de 2010

O novo dono da bola.

O que vamos assistir hoje será algo inédito. Falamos de um novo campeão mundial, isso para o futebol é extremamente significativo: Espanha e Holanda entrarão para o seleto clube dos campeões mundiais.

Na minha singela opnião a Holanda merece a taça, pois a Holanda teve participações significativas nas copas de 74 e 78, sem contar o time fantástico de Gullit, Van Basten e Rijkaard dirigido pelo lendário Rinus Michels, por isso a Holanda deve ser a campeã ?

Não, o campeão se apresenta em campo, o campeão dá as cartas e a fúria acima de tudo faz isso. É ganhando 1x0 ou meio a zero ela se apresenta, com Xavi, Iniesta e Villa, tem Busquets, tem Puyol, tem Casillas, a Espanha tem um time, a Holanda tem Robben e Sneijder, pouco diante da estrutura espanhola.

Pelo futebol vence a fúria, pela história vence a laranja. Não sei em quem apostar, porém aposto num bom futebol, futebol esse que sempre foi bem jogado tanto por Espanha quanto pela Holanda, que vença o melhor.

Honra ao mérito para as seleções da Alemanha e Uruguai, muita honra, muita mesmo, dois times maravilhosos, dignos das estrelas que ostentam em suas camisas.

Antes da final aqui vai a minha seleção do mundial.

Goleiro: Casillas.

Lateral Direito: Lahm.

Zagueiro: Puyol.

Zagueiro: Friedrich.

Lateral Esquerdo: Van Bronckhorst.

Cabeça de Área: Schweinsteiger.

Meia Direita: Xavi.

Meia Esquerda: Iniesta.

Ponta de Lança: Sneijder.

Ataque: Robben.

Centro-Avante: Villa.
Técnico: Paul o Polvo (Foi mal Dunga).

Revelação: Thomas Muller.
Obs: Como deixar de fora desse time Forlan, Suarez, Messi, Tevez, Kaká, Cristiano Ronaldo, a copa foi boa, foi sim, muito boa.

Abraço

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Nelson Mandela por André Canto " Galego"


Manhã de terça feira, rotina de trabalho correndo tranqüila e eis que o celular toca. Do outro lado meu querido amigo Sid, grande mestre e eterno presidente do MCG me dá aquele bom dia iluminado, cheio de paz, para em seguida – e vou aproveitar o clima de Copa do Mundo citando uma jogada futebolística - jogar nos meus peitos uma tarefa NADA, eu disse NADA fácil: Escrever aqui no blog sobre Nelson Mandela.

Realmente, não é nada fácil falar sobre este Homem que através de sua vida já disse tudo, ou quase tudo, porque mesmo do alto de seu quase século de vida demonstra-se incansável na luta por um mundo melhor.

E Luta é sua definição, seu nome, seu Espírito. Luta que simboliza este Homem e sua trajetória de vida. Que transforma o Homem em Mito em todas as suas denominações.
Mito que nasce guerreiro na honra de sua origem, sua raça, seu povo. Guerreiro que se torna guerrilheiro de arma em punho pelo seu ideal de Liberdade.

Liberdade. “Doce quimera” que repentinamente deixa de ser a meta e torna-se o castigo. Tristemente confinada ao cárcere esta doce quimera ecoa pelos quatro cantos do mundo clamando “Libertem Nelson Mandela”.

Liberdade, Liberdade, abre as asas sobre nós....
Liberdade que ao se tornar ausente em sua vida o transfigurou no símbolo pela Luta de um direito que deveria ser “de direito” para todos e não apenas uma distante utopia para muitos: A própria Liberdade.

Liberdade que sempre foi seu desejo, como sempre foi o de Mohandas Karamchand Ghandi, ambos advogados por profissão e líderes por vocação.
Homens Superiores, Iluminados, Predestinados, Incansáveis, Fortes..... MAHATMAS.
Homens que surgem especialmente para despertar na Humanidade a força e a capacidade de transformar o Mundo através da Igualdade e do Amor.

E este é o Sr. Nelson Rolihlahla Mandela, que poderia ser visto apenas como mero ativista guerrilheiro e polêmico, não fosse a sua personalidade forte, determinada, construída com muita humildade e perseverança em sua constante Busca por uma África igual, por um mundo melhor.

É essa incessante Busca - para que sejamos todos irmãos em nossa essência, para que a miséria deixe de predominar em todo o planeta e para que a Aids ainda hoje impeça Mães de verem seus filhos e crie bebês condenados e sem futuro – que tornou Mandela “MADIBA” neste Grande Líder, plenamente homenageado com títulos, condecorações, canções até o auge de um Nobel....
Mas, “MADIBA” está à frente, está além...
É um marco na nossa História...
É simplesmente um MAHATMA.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Locomotiva e o Touro




A fabula criada por mim e minha imaginação diz: Esse jogo será incrível, o que pouco tivemos na copa passada, temos de sobra na copa da africa do sul, bons jogos e fortes emoções.




Já declamamos a força alemã, a habilidade de seus jogadores e frieza dos meninos de Joachim Low, que comanda com maestria. Tem o time na mão na boa giria do futebol, o que achavamos que o pequeno Dunga tinha, era pura balela. Alemanha é o melhor time da copa ao lado da Holanda, porém nem sempre o melhor time vence, essa é a mágia do futebol.




O time de Angela Merkel não terá Thomas Muller sua grande revelação, todavia o "porco" Bastian Schweinsteiger estará em campo, assim como Klose, como Podolski, como Lahm e Ozil, quem segura esse time sensacional.

Quem poderá parar esse time alemão ? A bola da vez atende pelo nome de fúria, em 2008 na final da euro eles pararam, 2008 é passado, o time alemão é outro. A esquadra espanhola é um timaço também mais não fez uma grande apresentação nessa copa ao contrário dos alemães.

Xavi, Iniesta, David Villa, Busquets, Xabi Aloson, alguém dúvida que será um jogão ?

Palpite: Sem Palpite


E a Holanda, chegou a final, com todo merecimento do mundo, palmas e mais palmas para o bravo time uruguaio, todas as honras ao melhor time sul americano na copa.



terça-feira, 6 de julho de 2010

A praga acabou !!!

Chegamos enfim às semi finais da copa, quer dizer, chegamos uma ova, eles chegaram!! Nós ficamos no meio do caminho graças a coerência do Dunga, porém não estamos aqui para falar desse sujeito. O papo é outro.

Eu não estava lá, éramos aproxidamente 200 mil, quando Gigia avançou com a pelota e chutou no canto de Barbosa, o silêncio tomou conta do maracanã e a nação uruguaia entrou em festa, porém um menino de nome Pelé ao ver seu pai chorando lhe prometeu a conquista de uma copa do mundo. Um gol, um choro de um pai, um silêncio e nossa grande habilidade para o futebol transformaram o Brasil na maior potência futibolistica do mundo, somos penta campeões, mas não estamos aqui para falar do Brail, meu papo é outro.


Fiquei imaginando quantas "pragas" foram rogadas nesse dia, pois o Uruguai retorna ao cenário da bola 40 anos de pois, isso mesmo 40 anos se passaram desde a semi final com o Brasil em 1970. Hoje a celeste olimpica entra em campo. Terá minha torcida e de muitos amantes do futebol. Se achamos que sofremos com o gol de Gigia, digo que aquele gol que silenciou o maracanã ao mesmo tempo despertou o nosso desejo de vitória.

Em retribuição ao bem que o Uruguai fez ao futebo brasileiro devemos torcer por eles, devemos acima de tudo olhar a paixão de seus jogadores pela camisa celeste. Uma pena o Suarez não jogar, uma pena a contusão de Lugano. Forlan estará em campo e a torcida de Dona Etheuvina também.

A Holanda deu uma tamancada no time do pequeno Dunga, e segue firme rumo a final. Sneijder e Robben fizeram a diferença e continuaram fazendo.

Palpite: Uruguai 1 x 0 Holanda


Abraços



sábado, 3 de julho de 2010

A Locomotiva Alemã






Quando partiram de Berlim em direção a Africa do Sul pouco sabiamos sobre esse time alemão. As nossas referências eram Ballack e Klose e Philip Lahm oriundos da copa passada. O time da animada Angela Merkel supreendeu o mundo com suas goleadas impiedosas, maltratando os adversérios com requinte de muita crueldade.


A Argetina tentou, Messi procurou o jogo, Tevez jogou com raça, porém a locomotiva alemã está nos trilhos, está com uma força capaz de atropelar qualquer um. Hoje tive pena do time de Maradona. Todos os elogios para a seleção de Joachim Low, todos os elogios para esse monstro chamado Shweinsteiger um jogador capaz de marcar Messi e ao mesmo tempo conduzir com maestria todas as ações do ataque alemão. Klose está perto de superar Ronaldo, pelo que vem apresentando nos jogos perderemos essa.

Muller, Ozil, Lahm, Podolski, Khedira e Freidrich tiveram grande atuação. Muller será o desfalque contra a Espanha na semi-final (jogaço imperdível na quarta feira), reeditando a final da euro onde a Espanha sagou-se campeão.

Por falar em Espanha que sufoco foi o jogo com o Paraguai, Villa decidiu. O time guarani lutou, defendeu até onde pode, perdeu um penalty, jogou como nunca e perdeu como sempre.

Nessa fase de quartas de finais tivemos grandes jogos, grandes atuações, muita emoção. Destaque para Uruguai e Gana jogo para ver e rever.

Domingo sem futebol, a boa dica será a final de Wimbledon Nadal e Berdych algoz de Federer.


Abraço

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fim do Dunguismo



Foto do Estado de São Paulo.


Essa foto foi publicada no dia seguinte após a pior tragédia brasileira em copas do mundo ou a segunda maior tragédia pois não posso esquecer de 1950.

A derrota para Itália em 1982 teve suas consquências para o futebol, para a sociedade brasileira que via em sua seleção a expressão de liberdade, alegria e vitória em tempos de uma ditadura militar.

Hoje que temos a grande chance de expor nossa arte, nossa alegria, nossa vontade de ser quem realmente somos e optamos pelo retrocesso, pela mecanização do jogo e das nossas emoções. O mesmo menino que chorou em 1982 não chorou em 2010, porque existe uma distância não entre os tempos, existe uma distância daquele grande Brasil para esse pequeno Brasil de Dungas e Felipes Melos.

O que falar de Mick Jagger ?

Gana e Urguai que jogão, ainda anestesiado vi o time de Eduardo Galeano não se entregar em nenhum momento, venceu a raça uruguaia, raça sem violência.

Amanhã falaremos de Argentina e Alemanha

Abraço

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brasil x Holanda - Um Grande Derby




Um grande clássico das copas:

  • 1974 eles levaram a melhor, tinham o melhor time e um craque chamado Johan Cruyff
  • 1994 Romário, Bebeto e Branco dominaram as ações do jogo vencemos e seguimos forte rumo ao tetra
  • 1998 uma semi-final decidida nas mãos do nosso melhor goleiro em copas Taffarel defendeu monstruosamente dois penaltys e a seleção canarinho foi a final.



Chegamos a 2010, essa Holanda está longe de ser a laranja mecânica ou o carrossel holandes de tempos atrás, perdeu seu dna, vive das boas atuações de Robben e Sneijder (marcando esses dois a vitória chegará sem mais delongas). Quem me assusta nesse time é Dirk Kuyt, esse bichinho da goiaba é chato, não pára um segundo, corre o tempo todo, tem uma raça incrível. Olho nele Dunga.



O Brasil também não é o mesmo, não jogamos o famoso futebol arte, não temos os craques na real concepção da palavra, porém temos um time, uma esquadra tão forte quanto aquela que um dia ousou invadir o estado de Pernambuco no ano de 1630. O Brasil é melhor, todavia jogar com a Holanda é sempre complicado, vamos torcer.





Palpite: Brasil 2 x 0 Holanda




As 15:30 temos Uruguai e Gana. Fico com Gana pelo texto maravilhoso do Mestre.

Palpite: Gana 1 x 0 Uruguai

Abraço forte