Mundo do Orkut

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Do Mestre Salvador para Steve Biko

Ghana um presente para Biko

Aceitando o convite do meu caro amigo e dono desse Blog Sidney Monteiro, vulgo sidinho, me coloquei a disposição para escrever sobre a grande figura desse país sede da copa 2010. Stephen Biko notório ativista negro contra a política do apartheid, lutou durante toda a sua vida buscando a igualdade entre as pessoas no seu país, e não o abismo que existia entre brancos e negros.

Acabou morto pela polícia, mas sua luta e seus ideais continuaram vivos na mente da população sul africana que necessita ainda de um olhar mais atento do mundo sobre a desigualdade social presente e que não aparecem em estádios como Soccer City e outros.

Biko representado em músicas e até em uma produção norte americana chamada Cry Freedom interpretado por Denzel Washington estaria feliz principalmente olhando Ghana um país africano entre as oito melhores seleções de futebol do mundo, torceria muito por essa seleção. De outra forma estaria muito triste ao ver que a maioria dos países que foram colônias como a sua querida África do Sul, ainda continuam sendo expoliadas concentrando a renda e distribuindo mal suas riquezas para a população.

Olharia o mundo e veria que a juventude atual pouco apresenta de inspiração em lutas por causas igualitárias e humanitárias, veria que os jovens na maioria dos países são massas de manobras deixando se levar pelo individualismo e consumismo ferrenhos. Devemos sempre lembrar de uma de suas frases: "a arma mais poderosa nas mãos do opressor é a mente do oprimido". Salve Biko, Salve A África do Sul !



6 comentários:

  1. Mestre é mestre, texto sensacional, grande homenagem ao Biko

    Vou pegar o filme !!

    Obrigado Mestre

    ResponderExcluir
  2. Mestre, concordo com você! O que me preocupa agora é a próxima copa, em nosso país, com o mesmo tipo de desigualdade social.

    ResponderExcluir
  3. Mas um salvador, mas uma pessoa boa.

    ResponderExcluir
  4. Ô Meu amigo Sid, obrigado pela oportunidade de homenagear Biko e pelas palavras no comentário acima, o blog está muito bom, poderia até ampliar essa idéia pra depois da copa. Muito Show, grande abraço.

    SaL

    ResponderExcluir
  5. Não é à toa que é chamado de Mestre Sal!
    Parabéns pela bela homenagem a este grande homem e sua luta contra a opressão de seu povo.
    Opressão que, infelizmente, por motivos óbvios, passa distante das transmissõe$$ da Copa do Mundo.
    E assim segue a Roda Viva da segregação, agora sutilmente jogada para debaixo do tapete ou melhor, bem maquiada pelo pó de um deserto, encaixotada nos contâineres de BLIKKIESDORP....
    Assista:
    http://espnbrasil.terra.com.br/copadomundofifa/noticia/129749_VIDEO+O+PAIS+DA+COPA+TEM+CAMPOS+DE+CONCENTRACAO+PARA+OS+EXCLUIDOS

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto!

    Infelizmente, como educador observo a dificuldade de nossos adolescentes e jovens atrelarem eventos como este a história da humanidade, atualidade, política, etc.
    Meu caro, a geração atual vive um momento de total falta de criatividade e criticidade. Como resultado temos a repetição, continuísmo, ausências de crítica e contestação. Nada se cria, tudo se copia, apesar de internet, google, blogs, etc, o que observamos ainda é um grande vazio e superficialidade, como se plantar uma árvore fosse salvar o mundo ou dar um trocado pro Criança Esperança...

    O que importa é o legado deixado nessa nação por Biko e para pessoas como você, mestre!

    Abs.

    ResponderExcluir